sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Vem ai a Internet por energia elétrica!


Já faz algum tempo que eu venho acompanhando, com bastante expectativa, as notícias sobre a liberação, por parte da Anatel, da internet banda larga via rede elétrica. Este tipo de serviço já é oferecido há muitos anos nos Estados Unidos, Canadá, México, Japão e países da velha Europa. No entanto, para variar, no caso brasileiro, tudo parece que é feito à manivela e demora, demora, demora mas, um dia, acontece. E parece que este sonho, está prestes a ser realizado. Enfim, muitas famílias que hoje não tem acesso às redes de telefonia convencial e serviços ADSL (speedy, velox, brturbo, speedymaxx e outros), cable (netvirtua e ajato), satélite ou as caríssimas e precárias redes 3G das operadoras de celular (Claro, Tim, Vivo e Oi), enfim, terão acesso a mais este serviço que promete ser o mais democrático de todos pois, consegue chegar a todas as casas que possuem rede elétrica. Como vivemos em um mundo onde viver sem energia elétrica já é algo impensável, as redes de internet banda larga via energia elétrica, claro que serão um sucesso. Isso dependendo da forma como as concessionárias de energia vão se lançar neste mercado. Claro que a concorrência de empresas como a AES Eletropaulo, Cemig, Celp, Copel e Light, as empresas de telefonia Telefonica, Oi, GVT e Embratel e também as empresas de celular não vão ficar esperando seus consumidores sumirem. Creio eu que, há espaço para todos e de acordo com a demanda de cada um, um espaço ou um fornecedor diferente.
Ou seja, para cada uso um tipo de banda larga, uma empresa diferente e não como acontece hoje que somos na maioria dos casos, reféns das empresas de telefonia ou tv a cabo.
Seguem algumas notas publicadas e informações de como funcionam estas novas possibilidades de acesso à fascinante rede mundial de computadores, a Internet.
No caso de São Paulo, a AES Eletropaulo aguarda apenas a regulamentação do serviço.
Basta clicar nos links e acessar as páginas, boa leitura!
Cássio

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog

Meus filmes

  • Um lugar ao sol

Teste de html